Alienação parental e a mediação dos conflitos nas legislações brasileira e portuguesa

Autores

Palavras-chave:

Alienação Parental, Síndrome da Alienação Parental, Poder Parental, Responsabilidade Civil.

Resumo

Este artigo buscou analisar a alienação parental e a mediação dos conflitos com criança e adolescente. Apresentou-se o conceito de alienação parental, abordaram-se alguns dos comportamentos dos envolvidos na alienação parental, discutiu-se o significado de poder familiar; e por fim, a Responsabilidade Civil acerca do tema. Realizou-se uma revisão de literatura baseada em livros, artigos científicos relacionados ao tema disponibilizados gratuitamente em língua portuguesa, bem como análise documental, notadamente, nas legislações brasileira e portuguesa.

Palavras-chave: Alienação parental. Síndrome da Alienação Parental. Poder parental. Mediação de conflitos. Responsabilidade civil.

Biografia do Autor

Edith Maria Barbosa Ramos, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Políticas Públicas (UFMA). Mestre em Direito (UFMG). Pós-Doutora em Direito Sanitário (Fiocruz). Professora do Mestrado em Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenadora do Mestrado Profissional em Direito da Universidade Ceuma.

Pedro Gonçalo Tavares Trovão do Rosário, Universidade Autónoma de Lisboa

Doutor em Fundamento do Direito Politico (Uned). Mestre em Estudos Avançados do 3º Ciclo em Fundamentos do Direito Político (Uned). Coordenador do Curso de Direito (UAL). Professor da Universidade Luís de Camões (UAL).

Marcelo Santos Baia, Universidade Autónoma de Lisboa

Mestrando em Ciências Jurídicas (UAL). Advogado (OAB/RJ). Servidor Público do Governo do Estado do Rio de Janeiro – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Downloads

Publicado

21.10.2022

Como Citar

Ramos, E. M. B., Gonçalo Tavares Trovão do Rosário, P., & Baia, M. S. (2022). Alienação parental e a mediação dos conflitos nas legislações brasileira e portuguesa. Revista Brasileira De Direito Civil, 31(02), 343. Recuperado de https://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdc/article/view/647