Processo de Avaliação pelos Pares

A RBDCivil mantém sistema de avaliação objetivo e impessoal das contribuições encaminhadas, sem qualquer restrição quanto à proveniência ou matiz ideológico. O Colegiado analisará cada texto recebido com base nos pareceres de dois Relatores, elaborados sem identificação de seus autores (Double-blind peer review), segundo critérios uniformes, constantes das normas de redação da Revista.

 Os artigos submetidos à RBDCivil sujeitam-se a uma análise prévia pelo Conselho Assessor, que verificará a adequação à linha editorial da Revista e aos critérios formais exigidos para submissão. Atendidas as exigências, os textos serão enviados, sem qualquer tipo de identificação quanto à autoria, a dois professores, que emitirão pareceres fundamentados pela aprovação ou reprovação do artigo, em formulário próprio da Revista.

Caso um dos pareceres seja pela aprovação e o outro pela reprovação, o artigo será enviado para um terceiro parecerista, que emitirá avaliação conclusiva. Na hipótese de aprovação com ressalvas, o artigo será enviado ao autor para que faça as alterações necessárias, sem a identificação dos avaliadores, sendo submetido a nova avaliação pelos mesmos pareceristas após as modificações. Os artigos reprovados serão devolvidos aos autores, acompanhados das razões apontadas pelos pareceristas para rejeição, sem qualquer identificação dos avaliadores.

Recebendo dois pareceres pela aprovação, o artigo será submetido à nova análise pelo Conselho Editorial, que poderá solicitar alterações adicionais, para adequação do texto às normas da Revista, e decidirá quais artigos serão publicados em cada número/fascículo.

A análise dos artigos leva em conta critérios como: atualidade e adequação do tema à linha editorial da RBDCivil, originalidade do tema ou de sua abordagem; coerência metodológica; adequação bibliográfica; coesão e coerência do texto; e correção gramatical.

O prazo estimado entre a submissão e a emissão do parecer é de seis meses.

Os textos/arquivos submetidos por autores convidados e para as seções Parecer, Resenha, Atualidade, Tribuna de Honra e Vídeos não passarão pelo procedimento de avaliação às cegas, no entanto, serão avaliados pelo Conselho Editorial.