Análise dos fundamentos das decisões judiciais que condenaram Estados pela morosidade processual

Autores

Palavras-chave:

Morosidade, indenização, Estado, fundamentos jurídicos.

Resumo

A morosidade processual é um dos nefastos problemas do Poder Judiciário. A justiça lenta por vezes chega a corroer os direitos dos jurisdicionados e a ocasionar diversos danos para a sociedade. Recentemente o Superior Tribunal de Justiça condenou o Estado do Amazonas a pagar indenizações em razão da morosidade processual. Na jurisprudência pátria esse tipo de decisão é rara, pois a maioria dos julgados adotam entendimento jurídico em que o Estado, ainda que moroso, não é condenado por tal prática. Em âmbito internacional também existem algumas decisões que condenaram Estados a pagar indenizações pela morosidade processual. O Brasil já foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, dentre outros motivos, pela lentidão do Poder Judiciário. Nesse artigo serão analisados os fundamentos jurídicos utilizados pelos julgadores para embasar as decisões que condenaram Estados pela morosidade processual.

Biografia do Autor

Taisa Maria Macena de Lima, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Minas Gerais, Brasil

Doutora e Mestre em Direito pela UFMG. Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito na PUC Minas. Ex-Bolsista do DAAD. Conselheira do KAAD. Desembargadora do Trabalho.

Frederico Oliveira Freitas, Faculdade Arnaldo Janssen / Centro Universitário Newton Paiva, Minas Gerais, Brasil

Doutorando em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas); Mestre em Direito Privado pela Faculdade de Direito Milton Campos; Pós-Graduado em Direito Público pela Associação Nacional dos Magistrados Estaduais; Pós-Graduado em Docência e Gestão do Ensino Superior pela PUC/MG. Professor e advogado.

Downloads

Publicado

16.03.2023

Como Citar

Lima, T. M. M. de, & Freitas, F. O. (2023). Análise dos fundamentos das decisões judiciais que condenaram Estados pela morosidade processual. Revista Brasileira De Direito Civil, 31(04), 239. Recuperado de https://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdc/article/view/870

Edição

Seção

Jurisprudência Comentada