O depoimento especial como sistema garantidor ao princípio da proteção integral de crianças e adolescentes

Autores

Resumo

A violência contra crianças e adolescentes é vista hoje como um fenômeno complexo, envolvendo fatores individuais, relacionais, comunitários e sociais. Por longos anos, diante da invisibilidade dos direitos infanto-juvenis, aliado às questões culturais, de gênero e abusos na relação de poder, o fenômeno tomou proporções devastadoras no contexto da doutrina de direitos e garantias fundamentais de crianças e adolescentes. A presente pesquisa tem como escopo o estudo das práticas administrativas e jurídicas de prevenção e repressão da violência intrafamiliar, materializadas nos institutos da oitiva especializada e do depoimento especial, em uma análise sistematizada da Lei n. 13.431/2017. Como forma de identificação do fenômeno, será abarcado todo o entorno ao tema, que contribuirá para a identificação da dimensão do fenômeno, possíveis causas e fatores de vulnerabilidade, propondo-se métodos alternativos que visam substituir a tradicional oitiva infanto-juvenil para um modelo não revitimizante.

Biografia do Autor

Luciana Maria Menezes Reis, Universidade Santa Úrsula (USU-RJ)

Doutora em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro - UNESA /RJ. Mestre em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Santa Úrsula/RJ. Professora do Curso de Direito da Universidade Santa Úrsula (USU-RJ). Membro do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família.

Downloads

Publicado

30.07.2025

Como Citar

Menezes Reis, L. M. (2025). O depoimento especial como sistema garantidor ao princípio da proteção integral de crianças e adolescentes. Revista Brasileira De Direito Civil, 34(1), 241–267. Recuperado de https://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdc/article/view/1015