Das práticas parentais e a urgência da construção de um relacionamento parental mínimo à promoção da dignidade humana

Autores

Palavras-chave:

Criança e adolescente, Convivência familiar, Família, Corresponsabilidade. Mínimo Convivencial.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas parentais, a partir da preocupação jurídica e social com a infância e adolescência que se encontra consagrada nos textos legais. Tendo em consideração que a proteção jurídica legislada não se mostra suficiente em termos de concretude, posto o nítido descaso para com a regulamentação e cumprimento da convivência familiar entre pais e filhos. Nesse contexto de vulnerabilidade e urgência na construção de um relacionamento parental mínimo e consequentemente proteção dos direitos infantojuvenis, a pesquisa qualitativa utilizou-se do método dedutivo e de revisão bibliográfica e documental. Sendo estruturada em três partes, que seguiram à conclusão de que é necessário a imposição de uma interpretação atualizada acerca do direito à convivência familiar, capaz de contemplar um mínimo convivencial, tendo como núcleo central a corresponsabilidade entre os genitores.

Biografia do Autor

Ana Carla Harmatiuk Matos, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná, Brasil

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Derecho Humano pela Universidad Internacional de Andalucía. Tutora in Diritto na Universidade di Pisa-Italia. Professora na graduação, mestrado e doutorado em Direito da Universidade Federal do Paraná. Vice-Presidente do IBDCivil. Diretora Regional-Sul do IBDFAM. Advogada militante em Curitiba. Conselheira Estadual da OAB-PR. 

Diego Fernandes Vieira, Universidade Cesumar (Unicesumar), Paraná, Brasil

Mestre em Ciências Jurídicas pela UniCesumar - Universidade Cesumar, Maringá - PR. Bolsista Taxa do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP/CAPES). Pós-graduado em Psicologia Educacional e Direito Civil pela Uniasselvi - Centro Universitário Leonardo da Vinci, Paranavaí - PR. Bacharel em Direito pela UniCesumar - Universidade Cesumar, Maringá - PR.

Downloads

Publicado

16.03.2023

Como Citar

Matos, A. C. H., & Vieira, D. F. (2023). Das práticas parentais e a urgência da construção de um relacionamento parental mínimo à promoção da dignidade humana . Revista Brasileira De Direito Civil, 31(04), 61. Recuperado de https://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdc/article/view/785