Aprender a aprender: relato de atividades e resultados de projetos de ensino em direito dos contratos

Autores

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Ensino por competências, Direito dos Contratos.

Resumo

O texto relata a experiência de dois projetos de ensino focados nas disciplinas de Direito das Obrigações e Direito dos Contratos, desenvolvidos na ambiência da Escola de Direito da Universidade Positivo ao longo do ano de 2020. Parte de delimitação do contexto dos projetos a partir das balizas deitadas pela Resolução 5/2018 do Ministério da Educação, a qual institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Direito. Descreve as atividades desenvolvidas por cada projeto no decorrer do calendário letivo, a despeito das dificuldades suscitadas pela Pandemia de COVID-19. Posteriormente, relata a convergência da percepção dos professores-autores e dos alunos participantes – esta colhida mediante emprego de tipos de Likert – quanto ao frutividade dos projetos em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes.

 

Biografia do Autor

André Luiz Arnt Ramos, Universidade Positivo

Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Direito pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Virada de Copérnico. Associado ao Instituto dos Advogados do Paraná, ao Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil e ao Instituto Brasileiro de Direito dos Contratos. Pesquisador visitante junto ao Instituto Max Planck para Direito Comparado e Internacional Privado. Professor da Universidade Positivo e de cursos de pós-graduação em Direito. Advogado em Curitiba.

Glenda Gonçalves Gondim, Universidade Positivo.

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professora de Direito Civil na Universidade Positivo. Membro do Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil. Advogada.

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Publicado

23.11.2022

Como Citar

Arnt Ramos, A. L., & Gonçalves Gondim, G. (2022). Aprender a aprender: relato de atividades e resultados de projetos de ensino em direito dos contratos. Revista Brasileira De Direito Civil, 31(03), 17. Recuperado de https://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdc/article/view/688