Responsabilidade civil nas relações conjugais e convivenciais

Autores

  • Daniela Braga Paiano Universidade Estadual de Londrina - UEL.
  • Alessandra Cristina Furlan Professora adjunta no Centro Sociais Aplicadas, Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Palavras-chave:

Responsabilidade civil, Ruptura do casamento, Deveres conjugais,

Resumo

O presente trabalho objetiva o estudo da responsabilidade civil dos cônjuges e companheiros entre si. Apresenta um escorço histórico da reparação de danos entre consortes no Direito Romano e traz considerações a respeito do princípio da interspousal immunity, vigente por largo período no sistema da common law. Analisa a responsabilidade civil por atos ilícitos comuns, por ruptura da relação conjugal e por atos ilícitos matrimoniais. Utiliza como subsídio o direito estrangeiro. Confronta os divergentes posicionamentos presentes na doutrina pátria. Perscruta decisões judiciais dos tribunais inferiores e do Superior Tribunal de Justiça. Tece breves conclusões a respeito da temática.

Biografia do Autor

Daniela Braga Paiano, Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Professora do departamento de Direito Privado e do mestrado em Direito Negocial na Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Doutora em Direito Civil pela USP. 

Alessandra Cristina Furlan, Professora adjunta no Centro Sociais Aplicadas, Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Alessandra Cristina Furlan

Doutora em Direito Civil pela USP; professora adjunta no Centro Sociais Aplicadas, Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. E-mail: alessandracfurlan@uenp.edu.br

 

Downloads

Publicado

09.04.2021

Como Citar

Paiano, D. B., & Furlan, A. C. (2021). Responsabilidade civil nas relações conjugais e convivenciais. Revista Brasileira De Direito Civil, 27(01), 37. Recuperado de https://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdc/article/view/548