A privacidade no pensamento de Amitai Etzioni

Autores

  • Luiz Augusto Castello Branco de Lacerda Marca da Rocha Centro Universitário Augusto Motta -UNISUAM.

Palavras-chave:

PRIVACIDADE – CONSTITUIÇÃO – INFORMAÇÕES PESSOAIS – BEM COMUM.

Resumo

O artigo tem por objetivo examinar o direito à privacidade em contexto americano, de acordo com a análise do pensador comunitarista Amitai ETZIONI. Para tanto, será traçado um breve recorte histórico da caminhada da privacy nos tribunais daquele país (em especial, na jurisprudência da Suprema Corte), bem como dos critérios adotados pelos sistemas americano e europeu para a proteção de dados pessoais. O pensamento do autor busca estabelecer uma definição adequada para o mencionado direito, bem como parâmetros que permitam equilibrar sua proteção aos ditames do bem comum e a ameaças proporcionadas por agentes públicos e privados.

Biografia do Autor

Luiz Augusto Castello Branco de Lacerda Marca da Rocha, Centro Universitário Augusto Motta -UNISUAM.

Professor de Direito Civil da UNISUAM. Mestre em Direito pela UCP. Especialista em Direito Civil/Processo Civil pela UNESA. Bacharel em Direito pela UFRJ. Advogado.

Downloads

Publicado

03.02.2021

Como Citar

Castello Branco de Lacerda Marca da Rocha, L. A. (2021). A privacidade no pensamento de Amitai Etzioni. Revista Brasileira De Direito Civil, 26(04), 19. Recuperado de https://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdc/article/view/286