Pessoa idosa com deficiência e medidas de apoio: o protagonismo da guarda de fato no Direito espanhol e análise de casos

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estudar as medidas de apoio inseridas no Código Civil espanhol (CCE) às pessoas idosas com deficiência, com ênfase à aplicação da guarda de fato em relação às demais medidas. Inicialmente, busca-se trazer um panorama geral sobre as medidas de apoio voluntárias e judiciais no Direito espanhol para, depois, refletir sobre a aplicação da guarda de fato às pessoas idosas com deficiência no plano doutrinário e jurisprudencial. Da análise realizada observa-se que a premissa considerada pelos Órgãos Julgadores (falta de discernimento ou existência e eficácia do cuidado), em segunda instância, reflete a medida de apoio atribuída: curatela ou guarda de fato. A partir das modificações introduzidas pela Lei n.º 8/2021 ao CCE, inspiradas nos princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), entende-se que a interpretação mais coerente é pela aplicação da guarda de fato, independentemente de se aferir o discernimento da pessoa idosa com deficiência. Trata-se de pesquisa de natureza pura, qualitativa e exploratória, realizada pelo método da revisão legislativa, bibliográfica e jurisprudencial.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Freire de Sá, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Pós-doutorado em Direito (Universidad del País Vasco – Espanha). Doutorado (UFMG) e Mestrado (PUC Minas) em Direito. Professora da Graduação e do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) na PUC Minas. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Rede CEBID JUSBIOMED (PUC Minas). Advogada.

Ana Flávia Pereira de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutorado (em andamento) e Mestrado em Direito (PUC Minas). Pós-graduada em Direito Médico e Bioética (PUC Minas). Pós-graduada em Direito Notarial e Registral (UCAM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Rede CEBID JUSBIOMED (PUC Minas). Advogada.

Downloads

Publicado

03.04.2025

Como Citar

Freire de Sá, M. de F., & Pereira de Almeida, A. F. (2025). Pessoa idosa com deficiência e medidas de apoio: o protagonismo da guarda de fato no Direito espanhol e análise de casos. Revista Brasileira De Direito Civil, 33(4), 251–283. Recuperado de https://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdc/article/view/1122