Usucapião imobiliária urbana independente de metragem mínima: uma concretização da função social da propriedade

Autores

  • Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho

Palavras-chave:

Função social, Propriedade imobiliária urbana, Aquisição, Usucapião, Metragem mínima, Acesso à moradia, Garantia do domínio, Ponderação de valores.

Resumo

O presente estudo pretende cuidar da função social na aquisição por usucapião de imóvel urbano, enfrentando o problema das dimensões mínimas da propriedade previstas nas diretrizes normativas de cada cidade, situando-o, pois, no plano funcional do direito de propriedade, à luz de renovada teoria da interpretação. Dentre os objetivos do artigo inclui- se, igualmente, a identificação da atual crise no tratamento jurisprudencial da matéria, marcada pela contraposição de duas correntes majoritárias, e protagonizada pelo Superior Tribunal de Justiça, em que prevalece a improcedência do pedido aquisitivo, e os Tribunais de Justiça estaduais, favoráveis, em regra, à possibilidade da aquisição independente de metragem mínima – tese defendida neste artigo como resultado da funcionalização das situações patrimoniais aos valores existenciais e da ponderação de interesses em jogo no caso concreto.

Downloads

Publicado

14.07.2017

Como Citar

Filho, C. E. do R. M. (2017). Usucapião imobiliária urbana independente de metragem mínima: uma concretização da função social da propriedade. Revista Brasileira De Direito Civil, 2(02). Recuperado de https://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdc/article/view/118